PROJETO: CIDADANIA, RESGATANDO VALORES
SUPERVISORAS: CELIA LOURENÇO DE SOUZA
MARIA NILSA DOS SANTOS
DIRETORA: ANTONIA EDNA DE MELO MACEDO
Mossoró, julho de 2010
JUSTIFICATIVA
Todo ser humano tem suas crenças, e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.
Almeja-se uma sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos sejam comprometidos com ações que visem o bem da coletividade.
A escola se torna eficiente quando se propõe resgatar os valores “adormecidos” na consciência de cada ser humano. Nesse sentindo torna-se necessario refletir como a sociedade vivencia esses valores, e como a escola pode contribuir para a mudança de atitudes nos seus alunos.
É nessa perspectiva que a Escola Municipal Deusdete Cecilio de Araújo se propõe a trabalhar o projeto: Resgatando valores, cujas atividades possibilitarão o resgate e o fortalecimento dos valores para a formação integral de seus alunos.
OBJETIVO GERAL
ü Contribuir na formação integral de crianças e adolescentes na busca e defesa dos valores sociais já esquecidos por grande parte das familias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Promover junto a comunidade escolar ações que possibilitem a vivência dos valores.
ü Contribuir para formação de cidadãos autênticos
ü Criar um ambiente de respeito e harmonia.
ü Promover a paz.
ü Identificar os principais valores humanos e culturais
ü Estudo e discussão do ECA.
ü Reconhecer as consequências da negação dos valores.
METODOLOGIA
Esse projeto surge da necessidade de melhorar a socialização das crianças, mostrar que a solidariedade, o respeito, a justiça, a honestidade e o diálogo “não estão fora de moda”
Criar adultos é papel da familia, porém a escola tem uma grande responsabilidade diante da situação das familias sem condições básicas de dar essa educação integral. Cabe a colaboração da escola de forma formal ou informal.
Portanto desenvolveremos atividades que proporcionem aos alunos um perfil sócio/afetivo cultural integrado com a realidade da escola e com o curriculo:
ü Teatro e dramatizações
ü Leitura, cantos e músicas
ü Trabalhar com reportagens
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
ü Lab.informática- computadores
ü Biblioteca
ü DVD
ü TV
ü Retroprojetor
ü Som
ü CDs
ü Maquina fotográfica
ü Materiais didáticos: papel madeira, cola, tesoura, cartolina, lápis hidrocor, papel oficio, fita adesiva.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
As atividades serão realizadas no período de julho a novembro de 2010
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita a partir do acompanhamento e observação das atividades realizadas pelos alunos, levando em consideração os seguintes aspectos: o interesse, as produções, o trabalho em equipe e a organização
CRONOGRAMA
Atividades | julho | agosto | setembro | outubro | novembro |
Semana da amizade | x |
|
|
|
|
Aula passeio |
| x |
|
|
|
Simulação – como votar |
|
| x |
|
|
Caminhada na comunidade |
|
| x |
|
|
Estudo sobre o ECA- direitos e deveres |
|
|
| x |
|
Gincana cultural |
|
|
|
| x |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário