Pesquisa...

Carregando...

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PROJETO:NOS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

JUSTIFICATIVA:
Produzir bons leitores é o grande desafio atual da escola, visto que muitos dos nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio dessa habilidade.
Esse resultado insastifatório do domínio da leitura pelos alunos se deve muito a concepção predominante de nossas escolas nos dias atuais, pois a maneira como o educador compreende o ato de ler, determina o ato de ensinar,ou seja, sua modalidade de aprendizagem,determina sua modalidade de "ensinagem". Praticamente todo trabalho de alfabetização em nossas escolas parte do pressuposto de que o importante é ensinar o mecanismo de decodificação, porque depois a compreensão virá automaticamente. Como disse Carvalho(2007,p.62).
" O pressuposto está errado.Antes mesmo de ensinar a decodificar as letras e sons é preciso mostrar aos alunos o que se ganha,o que se aprende com a leitura: mas isso só será possível por meio de atividades que façam sentido, que vise á compreensão de leitura desde as etapas iniciais de alfabetização".
Pensando nisso, diante das dificuldades apresentadas pelos nossos alunos nas áreas de leitura e escrita, foi que elaboramos o projeto, "Nos Caminhos da Alfabetização e do Letramento", visando atacar tais dificuldades com o objetivo de minimizá-las.

OBJETIVO GERAL:
A partir da inquietação dos professores com o nível insastifatório dos seus alunos nas áreas de leitura e escrita, elaboramos o presente projeto com o objetivo de modificar a metodologia e a rotina adotada durante as aulas, através de atividades significativas e atraentes para o aluno onde estes possam interagir com o objeto do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Aprofundar com os professores os conhecimentos sobre gêneros textuais.
Conhecer a estrutura textual de cada gênero.
Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno.
Trabalhar a compreensão textual do aluno.
Desenvolver a habilidade de escuta.
Desenvolver a expressão corporal, artística e criatividade do aluno.
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Resgatar a cultura popular.
Reconhecer e valorizar os símbolos da pátria.
Conhecer e valorizar os acontecimentos de nossa história.
Valorizar os conhecimentos prévios dos alunos.
Reconhecer a importância do respeito ás normas do trânsito.

METODOLOGIA E SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
A metodologia adotada será diferenciada de acordo com o nível e a criatividade de cada turma.

MÊS DE AGOSTO:
Trabalhando os seguintes gêneros textuais.
1ª semana: Poemas:Diversos poemas para construir a poemoteca ou varal de poesia.
2ª semana: Trava-língua e fábulas para dramatização ou recontar.
3ª semana: Parlendas, cantigas de roda, adivinhas: construir a caixa das adivinhas e fazer competições e jogos.
4ª semana: Contos e lendas: dramatizar ou recontar contos e lendas.

OUTRAS ATIVIDADES:
Cruzadinhas com o nome dos personagens, caça-palavras.
Varal de poesias/cantigas de roda.
Dramatização.
Produção de textos.
Recontar histórias.
Desenhos.
Entrevista.
Debates.
Fichário avaliativo da obra.
Mural sobre o livro.
Trabalhar rima/estrutura dos poemas.
Recitar.

MÊS DE SETEMBRO:
Trabalhar textos informativos - interdisciplinar priorizando as datas comemorativas (07 e 30 de setembro), semana do trânsito dentre outras.
História em quadrinhos.
Produção textual.
Painéis.
Desenho.
Elaboração de cartazes.
Noticias de jornal(reportagens).
Poesias.
Hino Nacional e da Independência.
Confecção de placas de trânsito.
Encenações.

RECURSOS:
Papel oficio
Papel madeira
Cartolina
Papel crepom
Cola
Fita adesiva
TNT
Tesoura
Pincel atômico
Lápis hidrocor
AUDIVISUAIS
Televisão
DVD
Microsistem

PERIODO:
Duração de dois meses( agosto e setembro)

ENVOLVIDOS:
Professores, supervisores, diretora, alunos e pais.

AVALIAÇÃO:
A avaliação dar-se-á durante o desenvolvimento do projeto, observando-se a participação, o interesse e a apropriação do conhecimento por parte do aluno. Dar-se-á ainda , ao final de cada mês, após a culminância, onde os professores discutirão a eficácia ou não do projeto.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA DO PROJETO.
Mossoró,07/08/09
- Divulgação do projeto aos pais e alunos pela supervisora
- Apresentações:
  • A história de chapeuzinho vermelho pelos alunos da educação infantil.
  • Dramatização da poesia As Borboletas-Vinicius de Morais-Alunos do 1º e 2º ano.
  • Dramatização do poema Leilão do Jardim - Cecilia Meireles-Alunos do 4º ano.
  • Recitação do poema As proezas de João Grilo- João Ferreira de Lima -Alunos do 5º ano.
  • Encenação da peça O coelhinho Jojoca, responsáveis professores e supervisoras.

Um comentário:

Katia Regiane Nascimento disse...

Muito bom este projeto !! Parabéns !!

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de página