ESCOLA MUNICIPAL DEUSDETE CECILIO DE ARAÚJO
PROJETO DE ENSINO
TEMA:A VEGETAÇAO DA COMUNIDADE MULUNGUZINHO
TÍTULO:TIPOS DE PLANTAS EXISTENTES NA COMUNIDADE
PUBLICO ALVO:COMUNIDADE ESCOLA
ABRIL/2008
SUMÁRIO
1- Justificativa
2- Objetivos
Geral
Específicos
3- Atividades
4- Recursos Gerais
5- Avaliação
6- Cronograma
1- JUSTIFICATIVA
A Escola Municipal Deusdete Cecílio de Araújo em sua metodologia, tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao em que o aluno está inserido, de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e agir no meio em que vive e em outras realidades.
Diante disso a escola irá realizar através de toda comunidade escolar um trabalho voltado para a importância e preservação dos tipos de plantas existentes na comunidade.
Portanto nesse projeto pretendemos ampliar os conhecimentos prévios acerca do tema em estudo e dessa maneira buscar formas de convivência com o meio ambiente.
2- OBJETIVOS
GERAL:
- Estimular a mudança prática e a formação de novos hábitos com relação a preservação das plantas e sua utilização.
ESPECÍFICOS:
- Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade para transformar, preservar e recuperar a vegetação.
- Capacitar os alunos para plantar, preservar e recuperar áreas verdes na escola e na comunidade, visando formar cidadãos que interagem e participem de forma ativa na recuperação do meio ambiente.
- Criar um espaço dentro da escola para plantio de mudas.
- Participar de ações para resgate de valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
2- OBJETIVOS
- Criar um espaço dentro da escola para plantio de mudas.
- Participar de ações para resgate de valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
3- ATIVIDADES
- Elaboração de cartazes, murais e painéis, produções de textos;
- Palestras;
- Aula passeio:
- Histórico da Comunidade-origem;
- Trabalho com tipos de plantas existentes na comunidade: juazeiro;
,pereira,mulungu,jurema e cajueiro e sua utilização como remédios caseiros;
- amostra de irrigação por gotejamento- garrafas peti;
- Assistir a documentário;
- Elaborar gráficos e tabelas com os dados coletados;
- Entrevistas;
- Utilização de vídeos – TV escola;
- Rodas de conversas;
- Sistematização de palavras e frases;
- Texto informativo;
- Pesquisa de campo-observando e fotografando.
- Levantamento de dados;
- Plantio de sementes para observação;
-Ludicidade: brincadeiras, músicas, oficinas temáticas;
- Jogos esportivos: gincana;
- Linguagem oral e escrita: produção textual, leitura e compreensão, jogos pedagógicos;
-Atividades culturais: pintura, trabalhos manuais, dança desenhos;
- Temas transversais: valores éticos (respeito, cooperação)
- Meio ambiente-Valorização do meio ambiente, respeito ao cidadão;
-Abordagem Social: Valorização social e pessoal.
3- ATIVIDADES
- Elaboração de cartazes, murais e painéis, produções de textos;
- Palestras;
- Paródias;
- Aula passeio:
- Histórico da Comunidade-origem;
- Trabalho com tipos de plantas existentes na comunidade: juazeiro;
,pereira,mulungu,jurema e cajueiro e sua utilização como remédios caseiros;
amostra de irrigação por gotejamento- garrafas peti;
- Assistir a documentário;
- Elaborar gráficos e tabelas com os dados coletados;
- Entrevistas;
- Utilização de vídeos – TV escola;
- Rodas de conversas;
- Sistematização de palavras e frases;
- Texto informativo;
- Pesquisa de campo-observando e fotografando.
- Levantamento de dados;
- Plantio de sementes para observação;
-Ludicidade: brincadeiras, músicas, oficinas temáticas;
- Jogos esportivos: gincana;
- Linguagem oral e escrita: produção textual, leitura e compreensão, jogos pedagógicos;
-Atividades culturais: pintura, trabalhos manuais, dança desenhos;
- Temas transversais: valores éticos (respeito, cooperação)
- Meio ambiente-Valorização do meio ambiente, respeito ao cidadão;
-Abordagem Social: Valorização social e pessoal.
4- RECURSOS GERAIS:
- Material Escolar;
- Instrumentos tecnológicos;
- Livros, revistas e jornais;
- Espaço físico;
- Materiais de Educação Ambiental e cartilha do UNICEF;
- Recursos Humanos.
5- AVALIAÇÃO
No decorrer do desenvolvimento do projeto estarão sendo observadas as atitudes dos alunos nos diversos momentos das atividades, como também será discutido em reuniões especificas os resultados alcançados e a avaliação final com os educandos.
Um comentário:
Parabéns pelo belo trabalho ambiental!
Postar um comentário